Parceria com Dadosfera permite que direção e comissão técnica decidam sobre contratações, desempenho de jogadores e até previnam lesões. O futuro é explorar dados biomecânicos dos jogadores, assim como já é feito no Beisebol
No futebol profissional, a diferença entre uma contratação bem-sucedida e um investimento frustrado pode estar na capacidade de transformar dados em decisões estratégicas. No Atlético-MG, essa transformação vem sendo viabilizada pela parceria com a Dadosfera, plataforma brasileira de Data, AI (Inteligência Artificial) e Analytics.
O Clube enfrentava dois grandes desafios: uma elevada rotatividade entre seus profissionais de engenharia de dados e uma jornada de informações fragmentadas, fornecidas por empresas terceirizadas, e distribuídas em diferentes ferramentas.
Agora, após a integração dos dados na plataforma Dadosfera e o apoio especializado de serviços da empresa, os líderes do Atlético-MG conseguem tomar decisões rápidas e estratégicas relacionadas a contratações de atletas, ao desempenho e à fisiologia dos jogadores, pois conseguem ter uma base confiável de dados atualizada em tempo real.

Jogadores do Atlético-MG durante treino. Foto: Pedro Souza/Atlético
Atualmente, o Atlético-MG recebe informações de 40 ligas ao redor do mundo, com dados quantitativos de atletas, organizados em uma única base que alimenta a análise de potenciais contratações, por exemplo. São milhares de jogadores analisados. A cada partida, são registradas entre duas e três mil ações por jogador, desde o posicionamento em campo até as finalizações.
Esses dados alimentam modelos estatísticos que permitem ao clube antecipar comportamentos, identificar padrões e ajustar estratégias em tempo real. Isso não significa que o trabalho humano seja desprezado. Esses dados são somados ao parecer dos analistas de vídeo, para que a comissão técnica e a diretoria possam tomar decisões.“A Dadosfera constrói a estrada e entrega um bom carro, mas somos nós que decidimos o caminho e dirigimos até o destino”, Leo Sá Freire (foto abaixo), Head de Analytics do Atlético-MG.

Cibersegurança
O cuidado com a propriedade intelectual e a segurança das informações é um ponto central da parceria. Os dados brutos são tratados, padronizados e entregues por meio da plataforma, mas o modelo de análise, as regras de score e o processo de decisão pertencem exclusivamente ao clube. “É como usar o Word para escrever um livro. A ferramenta é a mesma, mas o conteúdo é exclusivo de quem escreve”, compara Luis Martins (foto abaixo), CEO e cofundador da Dadosfera.
O uso da plataforma no Atlético-MG já é responsável por análises preditivas e prescritivas. “A análise preditiva pode indicar, por exemplo, que o time tem tendência a perder determinada partida. A prescritiva vai além e mostra o que fazer para mudar esse cenário: qual jogador escalar, qual movimentação ajustar, onde pressionar”, explica Martins.

A longo prazo, o clube também pretende explorar dados biomecânicos, que permitam entender com mais profundidade o movimento dos atletas. Esse tipo de dado já é utilizado em esportes como beisebol, mas ainda engatinha no futebol. “É o que a gente chama de terceiro estágio da análise: o desenvolvimento de jogadores melhores. A gente ainda está longe disso no futebol brasileiro, mas já é possível imaginar esse futuro”, afirma Freire.
A Dadosfera
A Dadosfera é uma plataforma completa que integra e organiza múltiplas fontes de dados com o apoio de inteligência artificial e agentes. A startup gera relatórios, painéis e aplicações inteligentes para facilitar a tomada de decisão em áreas como finanças, marketing e vendas. A solução oferece acesso facilitado à informação e otimização de tempo operacional em tarefas de coleta, processamento, controle e disponibilização de dados (com economia prevista de 30% a 90%, considerando custos diretos e indiretos). Oferece governança, escalabilidade e redução da complexidade técnica desde o primeiro dia, sem exigir a construção de uma infraestrutura de dados interna. Fundada em 2019 e com sede em Belo Horizonte (MG), a Dadosfera já captou mais de R$ 13 milhões para impulsionar seu crescimento e inovação. A startup atende empresas como Afya, Boston Scientific, CCAA, Clube Atlético Mineiro e SBM Offshore, entre outras pequenas e médias empresas dos setores financeiro e de saúde. Saiba mais em dadosfera.ai.
O Clube Atlético Mineiro
O Clube Atlético Mineiro é uma das maiores agremiações esportivas do Brasil, e a maior e mais tradicional do Estado de Minas Gerais. O Galo, como também é conhecido, é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade, com 16 títulos oficiais nos últimos 14 anos (2 internacionais, quatro nacionais e dez regionais). O Atlético também é reconhecido pela força de sua atuante e apaixonada torcida, a Massa Atleticana. Atualmente, como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), possui gestão profissional, focada no desempenho esportivo e no trabalho permanente de modernização e busca por sustentabilidade financeira.