Com menos de segundos e alguns cliques, receber encomendas, agendar reuniões e realizar gestão financeira de condomínios fica mais fácil, transparente e rápido com um aplicativo que vem sendo usado em Belo Horizonte. É da uCondo, empresa que oferece uma plataforma de administração de condomínios completa que consegue, seja via celular ou computador, simplificar e otimizar o dia a dia de administradoras e também de quem mora em prédios ou outros tipos de condomínios, permitindo que as pessoas tenham mais transparência e controle financeiro, além de facilitar a comunicação e o convívio entre os moradores.
Já são mais de 3 mil condomínios e mais de 250 mil moradores. A plataforma conecta todos em um só lugar, a exemplo dos moradores, síndicos, administradoras, porteiros e bancos. A startup acabou de firmar parceria com o Banco Inter para replicar benefícios da “Conta Condomínio”. Uma grande vantagem: gera economia real com isenção da maioria das taxas bancárias, geração de boletos e folha de pagamento de colaboradores, entre outros.
“Nos últimos anos, a digitalização dos condomínios vem avançando e trazendo mais qualidade de vida e agilidade nos processos. Avaliamos que as burocracias administrativas podem causar estresse e má gestão, como aumento de inadimplência e falta de transparência. Assim, vimos o potencial inovador em ter uma plataforma que reunisse todas essas tarefas, onde todos podem acompanhar em tempo real o que está sendo feito”, destaca o CEO da uCondo, Marcus Nobre, CEO da uCondo. Ele também destaca que a plataforma foi desenvolvida para ser usada com tranquilidade por todos, incluindo adolescentes e pessoas idosas.
Como facilitar a rotina dos moradores de um condomínio?
- Gestão financeira: é possível controlar o financeiro, disponibilizar o pagamento das taxas do condomínio, automatizar o controle de consumos, acompanhar o fluxo de caixa e quem ainda não pagou as contas, enviar lembretes de pagamentos para os moradores e ainda controlar os pagamentos de profissionais e fornecedores.
- Economia: redução de taxas de emissão, registro, cancelamento e segunda via de boletos (a cobrança acontece apenas quando o boleto é compensado), além de valores cobrados para manutenção da conta bancária.
- Transparência: as pessoas podem receber relatórios com prestações de contas atualizados em tempo real e conferir o balancete.
- Redução da inadimplência: gestão automática com lembretes e avisos; balancetes em tempo real para prestação de contas do síndico; automatização de envio de boletos e PIX; plano de contas automático;
- Comunicação simplificada: os canais de conversas estão reunidos em um só lugar e a comunicação é otimizada, seja no envio de avisos, atualização de regras de convivência, abertura de chamados entre moradores, síndicos e administradoras; além do primeiro marketplace de condomínios do Brasil com cupons de descontos exclusivos; entre outros.
- Melhora no convívio entre os moradores: fazer reservas de uso de espaços comuns, reclamações, votar em enquetes, falar com o síndico, liberar acessos na portaria, autorizar o recebimento de entregas, receber avisos e comunicações também são funções disponíveis pela uCondo. Todas contribuem para uma integração condominial e para o bem-estar, melhorando o convívio entre os moradores do condomínio, uma vez que as pessoas se tornam incluídas nos processo de administração.
Plataforma oferece canal para denúncias sensíveis de forma sigilosa
A plataforma uCondo conta, também, com canais de denúncias sensíveis, tudo de forma sigilosa. Em casos de violências, principalmente doméstica, ainda muitos condomínios não sabem como ajudar as vítimas e implantar canais de denúncias que protejam as vítimas e denunciantes. Dessa forma, moradores e vizinhos ficam com medo de denunciar e serem alvos de retaliações, por exemplo, ou expor as vítimas com os famosos livros de ocorrências que ficam nas portarias dos condomínios. “Pensamos muito nesse tema e desenvolvemos um canal de comunicação privado, onde as pessoas podem reportar as situações com segurança e sigilo, tendo proteção a si e às vítimas”, reforça Leonardo Mack, COO da uCondo.
Radar Órbi
> Dia de encontro, aprendizados, ideias e conexões – O Órbi Conecta realiza nesta sexta (19), de 10h Às 21h, o Órbi de Portas Abertas, um evento mensal gratuito que reúne integrantes do San Pedro Valley e interessados no ecossistema de inovação de Belo Horizonte. Acontece sempre no hub, que fica na Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha, com estacionamento no local. Para participar basta se inscrever por meio de link Sympla: https://bit.ly/OPAmaio.
> Das empresas de energia para startups: Durante o Órbi de Portas Abertas, o gerente de TI e Inovação na Cemig SIM, Rodrigo Ferreira, e o coordenador de inovação na Órigo Energia, Pedro Muszkat, participam do Pitch Reverso, que, assim como o nome sugere, ocorre nos moldes do pitch tradicional, mas com papéis invertidos: no caso, as empresas farão a apresentação a empreendedores de startups da comunidade San Pedro Valley.
> Das startups para investidores: Fundadores de startups da Rede Órbi Conecta farão, também no Órbi de Portas Abertas, pitchs para André Lara, sócio-fundador da Casa Baanko; Rafael Pelli, diretor de Inovação Corporativa no IEBT Innovation; e Márcia Andrade Carmo de Azevedo, gestora do P7 Criativo.
> Pontes entre empreendedores, investidores e grandes corporações: Um meetup reunirá, ainda no Órbi de Portas Abertas, André Mainart, cofundador da Confraria do Empreendedor e Venture Builder na Accenture Song, Natalia Lazarini, cofundadora da Confraria do Empreendedor e CEO da Confra Hub Empreendedora, e Gabriela Sant’ Anna, gerente do Fiemg Lab. Eles discutirão evidências práticas e atuais do papel das comunidades empreendedoras, fomentando conexão, colaboração e crescimento das startups e do ecossistema.
> Download Web Summit Rio: Fechando o Órbi de Portas Abertas, integrantes do San Pedro Valley que participaram da maior conferência mundial de tecnologia e inovação, neste mês, no Rio de Janeiro, compartilharão insights que absorveram por lá. Estarão presentes Renata Horta, fundadora e diretora de novos serviços da TroposLab; Francis Aquino, consultora executiva na Oi e mentora da She’s The Boss; e Fabi Soares, fundadora e consultora de inovação e marketing na EFE LAB; e a jornalista Paola Carvalho.