Postado por Verticis em 19/10/2022

Órbi Conecta completa 5 anos e se consolida como o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais

Está chegando! O Órbi Conecta completará 5 anos em novembro e, por causa de uma data especial assim, muitas recordações dessa história vêm à mente. Queremos compartilhar algumas com vocês, vamos celebrar juntos.

O Órbi está entre os primeiros hubs de inovação criados no Brasil. E nasceu de uma forma inédita. Somos o único hub criado por uma comunidade de startups, o San Pedro Valley, que se juntou a grandes corporações de Minas, o Inter, a MRV e a Localiza, em 2017. A nossa sede fica na avenida Antônio Carlos, 681, Lagoinha, Belo Horizonte, próximo ao Centro da capital. Nossas ações, entretanto, extrapolam o espaço físico.

“Quando você tem uma comunidade forte e leal consegue fazer qualquer coisa. O Órbi é o resultado disso: a comunidade de startups San Pedro Valley se juntou a grandes empresas mineiras para criar o hub de inovação dos mineiros” Mais do que um ponto de encontro, é um hub que conecta startups, grandes empresas, academia e comunidade de empreendedores para impulsionar a transformação digital. Assim, juntos, construímos os futuros que desejamos”, afirma a CEO do Órbi,Dany Carvalho.

Hoje o Órbi tem três principais frentes de trabalho:

  1. Órbi for Startups: Atrai e apoia startups em fase early stage e contribuir mais ativamente com a comunidade San Pedro Valley
  2. Órbi for Corporates: Apoia o mercado corporativo na evolução dos seus estágios de inovação, disseminando uma cultura aberta para a inovação e métodos personalizados de conexão com as melhores soluções de startups
  3. Órbi Academy: Promove educação profissional em habilidades digitais para suprir a necessidade do mercado de trabalho por profissionais na área de tecnologia.

“Temos atividades que apoiam startups em fase early stage a evoluírem os seus negócios por meio de talks, workshops, mentorias com os principais experts do cenário digital, promovemos conexão com ecossistema de inovação e conexão das melhores soluções de startups aos desafios de grandes empresas. Acreditamos que a melhor forma de apoiar uma startup é permitindo que ela teste e valide a sua capacidade de execução atendendo grandes empresas. Assim, amplia time, melhora processos, otimiza tecnologia e fortalece sua cultura. A Camila Nunes, nossa community manager, acompanha de perto toda a jornada empreendedora. E, do outro lado, é a oportunidade para as grandes empresas acelerarem processos de transformação digital e até mesmo expandir seus negócios para outros mercados”, destacou Dany.

Comunidade

O Órbi quer fomentar os próximos cases de sucesso de novas startups de Minas para o mundo, contribuindo ativamente com o fortalecimento da comunidade San Pedro Valley. O SPV foi criado em 2011, por empreendedores que abriram as suas startups no bairro São Pedro, perto da Savassi, na região Sul de Belo Horizonte. Desse núcleo de novos amigos, nasceram startups com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), como o caso da Méliuz, e unicórnios (aquelas com avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão), a exemplo da Hotmart. Com mais de 10 anos de história, esse ecossistema tem fôlego para ir ainda mais longe.

Bairro São Pedro, Belo Horizonte-MG. Foto: Wikimedia Commons

onsolidando-se como a principal comunidade de startups do país, o San Pedro Valley, ou apenas SPV como é chamado por alguns integrantes, se movimenta há mais de uma década de forma orgânica. Não é uma instituição, não há CEO, muito menos uma hierarquia, todos que compartilham do mesmo propósito podem ser integrantes. O objetivo de quem participa é se conectar com as pessoas, identificar sinergias, trocar conhecimentos e experiências, divulgar vagas e, porque não, fazer negócios e novas parcerias. O Órbi se tornou um ponto de encontro e fomentador do movimento.

Atualmente, 23 startups são residentes do Órbi: 360 Hub, Ativo 247, Avancci, BeerOrCoffee, BlueTape, Carro no Bolso, DIO, Fazendinha em Casa, Gama Academy, Sirius, Ez — doc, Haus, Holi, Metrópole4, Morada Propriedades, Dr. Finanças, Supliu, Trixel, uCondo, Meeventos, Trevo, Zixpay, Ivijur. A community Manager do Órbi, Camila Nunes, acompanha a jornada empreendedora de cada uma delas. Mais do que isso, o Órbi tem hunters que estão de olho em startups de todo o país, o que permite potencializar a conexão entre startups e grandes corporações. Entre eles estão: Isadora AzzalinFabiano NagamatsuEloízio NevesAndreia OliveiraLai Amorim e Igor Souza.

Startups Residentes do Órbi Conecta

Empresas

O Órbi foi fundado pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com grandes empresas: Inter, MRV e Localiza. Ao longo da trajetória outras corporações se juntaram ao hub. Hoje, as corporações estão dividas em seis verticais, lideradas pelas principais delas: construção (MRV, Novolar e Patrimar), Finanças (Inter e Pottencial), Saúde (Rede MaterDei de Saúde), Mobilidade (Localiza e Bamaq), Energia (Cemig SIM), Educação (SIC) e Jurídico (Lott).

Aceleradora e outros parceiros

A Troposlab é parte da rede de soluções que o Órbi oferece por meio do Órbi for Corporates. Fundada em 2012, a Troposlab é uma consultoria de inovação especializada em desenhar programas customizados para transformação cultural, jornada de desenvolvimento do comportamento empreendedor, inovação aberta e intraempreendedorismo para empresas de diversos setores. São quase 540 projetos intraempreendedores desenvolvidos e mais de 1.000 startups aceleradas em iniciativas de open innovation ao longo de dez anos.

“Na Troposlab a gente acredita no poder da inovação e do empreendedorismo para a construção de um futuro melhor. E é muito mais potente e eficaz quando temos grandes parceiros como o Órbi ao nosso lado, porque atuamos em sinergia para gerar valor. Portanto, vemos nessa aliança uma grande oportunidade, não só para impulsionar o desenvolvimento do nosso ecossistema regional em seus novos desafios, mas para acelerar a transformação das pessoas e das empresas”, comenta Renata Horta, Diretora de Conhecimento e Inovação e sócia-fundadora da Troposlab.

O Órbi também tem a consultoria de transformação digital Overdub como sua parceira no apoio a grandes empresas na sua jornada de transformação digital. “Juntos, unimos tecnologia, ecossistema e agilidade para criar novas oportunidades de inovação dentro de um mundo cada vez mais digital. Estamos impulsionando a transformação digital das organizações com workshops, mentorias executivas e métodos validados em médias e grandes empresas que se conectam pelo Órbi for Corporates”, afirma o sócio-fundador Leandro Pessoa.

Academia e outros parceiros

Nos unimos à Una — instituição da Ânima Educação, para desenvolver um aprofundado estudo sobre o ecossistema de inovação de Belo Horizonte, especialmente o San Pedro Valley, considerado a primeira comunidade do Brasil criada organicamente por empreendedores de startups. Com a parceria, será possível identificar em breve diferentes aspectos do mercado, como a vocação econômica das startups mineiras.

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo.

“Trabalhamos juntos para mapear o ecossistema de inovação. Assim, o mercado conhecerá os dados, o perfil das startups, os setores, as soluções, o que é fundamental para e evolução do mercado”, revela a diretora da Cidade Universitária Una, Carolina Sarmento.

O Órbi também está perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), traçando conexões e aprendizados, especialmente junto ao tradicional e renomado Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Ampliando a sua atuação para além de Minas, o Órbi é um dos mantenedores da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), uma entidade que existe para construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país. Ela inspira, capacita, conecta e advoga pelas startups pelo mesmo propósito do Órbi: também acreditamos no papel da inovação como motor de transformação positiva para o país. O Órbi tem coliderado o movimento movimento Open Innovation — Capítulo MG, promovendo encontros mensais e de forma itinerante em empresas para discutir boas práticas de inovação aberta.

Órbi Academy

O Órbi tem um sonho ousado, o de transformar Minas Gerais no epicentro de inovação e formação de profissionais com habilidades digitais. Na frente Órbi Academy, conta com três startups que revolucionam o setor de educação no país: a Sirius, a Digital Innovation One (DIO) e a 

Stories by Gama Academy.

“A DIO investe constantemente na transformação de pessoas através da educação, e busca sempre incentivar a equidade e diversidade no mercado tecnológico. Parcerias com hubs como o Órbi nos impulsionam a impactar cada vez mais pessoas e deixar nossa marca no Brasil e no mundo”, diz Iglá Generoso, CEO da DIO.

“É muito gratificante encontrar empresas e pessoas que vão ao encontro do nosso propósito e objetivo. Agora, essa parceria permitirá que novos talentos, alunos e formados pela pela Gama Academy se conectem ao ecossistema Orbi, gerando ainda mais conhecimento e oportunidade para essas pessoas”, comenta Guilherme Junqueira, CEO e co-fundador da Gama Academy.

“Como uma escola brasileira que nasceu em Minas, a Sirius Educação tem o sonho de tornar o estado referência no desenvolvimento de talentos em tech”, afirma o CEO da Sirius, Felipe Matos. A edtech tem como missão formar profissionais qualificados para a inserção no crescente mercado de tecnologia brasileiro, com cursos rápidos, acessíveis e inclusivos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

1º Minas Tech Day

Sirius e Órbi realizaram, em maio deste ano, o 1º Minas Tech Day, evento que reuniu representantes do poder público e privado para discutir o déficit de profissionais na área de tecnologia. “O Minas Tech Day é um encontro que propõe um diálogo unindo o setor público e privado, para que a gente construa juntos um ambiente inovador em Minas, capaz de posicionar o estado como protagonista na transformação digital que estamos vivendo”, diz o CIO da Sirius, Arnóbio Morelix.

Eventos

Em 2022, Órbi realizou mais de 30 eventos de peso para a sua comunidade, entre talks, mentorias, workshops e meetups que reuniram nomes como Nathalia Tavares (Accenture Brasil), Victor Salles (iFood), Bruno Stefani (AB InBev), Alberto Parada (Open Technologies Group), Vitor Andrade (iDEXO), Carol Dalmolin (Meta), Horácio Poblete (Pointer e OutboundSales), Helaindo Junior (Ambev), Flávio Pripas (Digibee), Wagner Arnaut (IBM Brasil), Clara Bidorini (Amazon Web Service), Jonathan Darcie (NetSpaces), Patrícia Horta (CI&T), Eduardo Ibrahim (Singularity University), Samir Iásbeck (Qranio), In Hsieh (Chinnovation), Jihane Halabi (Halabi Advogados), Rodrigo Baer (Softbank), Janayna Bhering (Fundep) e Silvia Valadares (Centria Capital Partners) e Daniel Costa (Take Blip).

Prêmios

Neste ano, o Órbi recebeu o prêmio Globo Workface Transformation, que reconhece empresas e profissionais que estão promovendo enorme impacto social no país. O selo, concedido pela Digital Innovation One, é resultado da ação em parcerias para a execução do maior programa de formação de desenvolvedores do Brasil, o Órbi Academy Techboost, com o oferecimento de 168 mil bolsas de estudos online e gratuitas em linguagem de programação. A iniciativa visa ajudar a suprir a necessidade do mercado de trabalho por profissionais da área e promover educação profissional em habilidades digitais.

Prêmio Globo Workface Transformation. Iglá Generoso, founder e CEO da DIO e Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta

O Órbi também está entre os finalistas do Startups Awards 2022, um dos maiores prêmios do ecossistema de startups e inovação do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e que reconhece empresas, pessoas e iniciativas que fomentam o ecossistema de startups no Brasil.

Essas são algumas das conquistas do Órbi Conecta em 2022, que resultam de uma história de cinco anos que serão completados no próximo mês de novembro. Sabemos que ainda há muito por vir. Seja você de startups, corporações, academia, investidor, integrante do ecossistema de inovação… vamos juntos!

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Maratona gratuita da ArcelorMittal coloca MG na rota dos maiores eventos de inovação do Brasil

Em sua terceira edição, evento reúne milhares de pessoas online e presencialmente em dois dias de evento Nos dias 22 e 23 de novembro acontece a terceira edição da Maratona de Inovação, evento realizado pela Açolab, hub de inovação da ArcelorMittal, uma das maiores siderúrgicas do mundo. “A Maratona de Inovação surgiu com o propósito de contribuir para o…

Leia mais
Minas concentra 9,5% do total de startups

Conciliar tradição e tecnologia é a complexa missão do ecossistema de inovação mineiro para que seja capaz de evoluir e oferecer ao Estado alternativas de diversificação da economia diante de um inevitável e cada vez mais próximo fim do ciclo da mineração. A tarefa vem sendo cumprida, ainda que pesem as dificuldades naturais enfrentadas por…

Leia mais