Hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social, fundado em BH por Inter, MRV&Co e Localiza&Co, passa a atuar em três frentes: Órbi-ICT, Órbi Academy e Órbi SA
Sede do Órbi Conecta, na Lagoinha, em Belo Horizonte. Foto: Camila Rocha
O Órbi Conecta, hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social, inicia um novo e importante capítulo em sua trajetória ao se transformar em uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT). A mudança consolida a vocação do hub mineiro para atuar na interseção entre tecnologia, educação e impacto social, e amplia significativamente sua capacidade de desenvolver e articular projetos de ciência aplicada, inovação e transformação territorial em parceria com empresas, universidades, governos e comunidades.
Fundado em 2017 por Inter, MRV&Co, Localiza&Co e pela comunidade San Pedro Valley, o Órbi já desempenhava um papel fundamental no ecossistema de tecnologia de Belo Horizonte. Agora, como ICT, o hub passa a ter acesso facilitado a recursos públicos e privados, o que permite liderar projetos estruturantes em setores estratégicos da economia, com destaque para Inteligência Artificial e tecnologias emergentes.
A nova configuração institucional fortalece o posicionamento do Órbi como catalisador de soluções com valor real para a sociedade, para os investidores e para o ecossistema de inovação. “A transformação em ICT é uma resposta natural à nossa missão. Nosso papel vai além da conexão entre startups e empresas; queremos ser protagonistas na criação de articulações e soluções tecnológicas que tragam impacto positivo para o território, para Belo Horizonte e para o Brasil”, afirma Christiano Xavier, CEO do Órbi Conecta.
Com sede na Lagoinha, próximo ao Centro de Belo Horizonte, o Órbi atua como um verdadeiro laboratório urbano vivo. Um dos projetos emblemáticos é a Montanha Digital, que visa transformar a região em um polo de tecnologia e economia criativa, envolvendo a comunidade e valorizando o território.
“A tecnologia que desenvolvemos precisa ser capaz de transformar vidas, gerar oportunidades e fortalecer a economia local. A transformação em ICT nos dá a base institucional para seguir nesse caminho com ainda mais força”, completa Xavier.
A educação é outro pilar central do novo momento do Órbi, que está reestruturando sua frente educativa, o Órbi Academy, para oferecer cursos personalizados em tecnologias emergentes e habilidades digitais voltadas a executivos, profissionais do mercado, educadores e estudantes. A proposta é contribuir diretamente para a formação de talentos e redução do gap de competências técnicas que ainda limita a competitividade de muitas empresas brasileiras.
Além disso, como ICT, o Órbi já executa projetos em parceria com instituições públicas e privadas, como é o caso do edital Compete Minas 008/2025, e se torna um parceiro estratégico especialmente para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que muitas vezes enfrentam desafios para tirar projetos inovadores do papel.
Com oito anos de atuação, o Órbi tem o propósito de fortalecer a inovação em Minas Gerais e no Brasil. A iniciativa marca a evolução do hub, que concentra hoje mais de 40 empresas, de startups às grandes corporações, como, além das fundadoras, Rede Mater Dei de Saúde, Bamaq, Tial e Evolua Energia. A formalização do Órbi Conecta como ICT representa um avanço significativo para o ecossistema de inovação de Belo Horizonte, que segundo o Global Tech Ecosystem Index 2025 é o quarto que mais cresce no mundo.
Saiba mais em www.orbi.co e @orbiconecta.