A avenida Afonso Pena, uma das principais da capital mineira, conecta a Serra do Curral à rodoviária, no Centro. Esse corredor reúne iniciativas que fomentam a inovação, formando um verdadeiro tour para conexões e negócios. Conheça a seguir 6 endereços de parada.
#1 Fumsoft: Afonso Pena, 4.000
A @fumsoftmg é uma instituição sem fins lucrativos e desde 1992 atua na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), Qualidade, Negócios Internacionais, Projetos de P&D e Lei de Informática e Capacitações Empresariais. Promove permanentes interlocuções junto a organismos governamentais, agentes de financiamento, universidades, centros de pesquisa e demais entidades comprometidas com o fortalecimento e expansão do setor de TI de Minas Gerais. É reconhecida como Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É uma das fundadoras do Programa MGTI, ao lado da Assespro-MG, Sucesu Minas e Sindinfor, programa pioneiro, que congrega as forças de diversos agentes públicos e privados com o objetivo de colocar Minas Gerais em posição de liderança nacional, através da integração estratégica de suas regiões socioeconômicas e de um contínuo desenvolvimento de suas competências globais.
#2 Casa Baanko: Afonso Pena, 2.881
A Baanko é uma organização que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para fomentar o ecossistema de Negócios de Impacto. Lançada em 2014 sob a ótica da economia colaborativa, essa REDE vem crescendo e hoje já tem mais milhares de pessoas envolvidas e mais de 300 projetos apoiados/desenvolvidos. A crença é em promover na América Latina o aumento do impacto, do desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e de investimento de impacto para as empresas que geram impactos positivos (sociais, ambientais e econômicos). A @casabaanko, na avenida Afonso Pena, 2.881, funciona como um coworking, um café-restaurante, um local para eventos de impacto, de inovação e criativos. Com funcionamento aberto ao público entre 8h e 23h, vale acompanhar a agenda de atrações e oportunidades.
#3 P7: Praça Sete, esquina da Afonso Pena com Rio de Janeiro
O @p7.criativo é o considerado o primeiro hub brasileiro da indústria criativa. É Uma comunidade em que empresas e pessoas da Criatividade, inovação e tecnologia podem fazer conexões, empreender, colaborar entre si e desenvolver negócios relevantes. Está abrigado no icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1953, com 25 andares divididos em 412 estações de coworking, salas privativas, museu, biblioteca digital e laboratório aberto com o núcleo do design, espaço de convivência, auditório e restaurante, que estarão disponíveis para a promoção de ações de integração entre a criatividade e a inovação. O P7, sob gestão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem o objetivo de potencializar as competências criativas em todos os segmentos da indústria mineira, estimulando conexões, novas oportunidades de negócios e a adoção de novas tecnologias.
#4 Órbi Conecta: Antônio Carlos, 681
Atravessando a Rodoviária de Belo Horizonte, já no Bairro Lagoinha, encontra-se na Avenida Antônio Carlos, 681, considerada a extensão da Avenida Afonso Pena, está o @orbiconecta. O principal hub de inovação e empreendedorismo digital foi criado em 2017 empreendedores da comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com grandes corporações brasileiras: Banco Inter, MRV Engenharia e Localiza. É um lugar para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporates, comunidade de empreendedores para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Conta com três pilares: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Órbi Academy. Mensalmente realiza o Órbi de Portas Abertas, uma oportunidade de encontro entre todos os integrantes do ecossistema de inovação de Beagá e interessados em conhecer essa rede.
#5 UFMG: Antônio Carlos, 6.627
A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino superior gratuito, a mais antiga de Minas Gerais. Sua fundação ocorreu em 7 de setembro de 1927, quase um século após, a instituição é liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes, em diversas áreas do conhecimento.
#6 BHTec
O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) é agente de desenvolvimento tecnológico e de conexões de negócios de base científica-tecnológica. Nesse contexto, desenvolve estratégias e mecanismos inovadores em prestação de serviços em gestão, networking, acesso a financiamento e abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.
É um ambiente com pessoas de espírito empreendedor, talento qualificado, negócios e investimentos intensivos em conhecimento e fomento de políticas públicas. O BH-TEC conta com arranjo institucional diferenciado: tem como sócios-fundadores a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). Entrada oficial pela Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770.