Postado por Rafa Andrade em 05/07/2023

Afonso Pena – Antônio Carlos: um corredor de inovação em Belo Horizonte

A avenida Afonso Pena, uma das principais da capital mineira, conecta a Serra do Curral à rodoviária, no Centro. Esse corredor reúne iniciativas que fomentam a inovação, formando um verdadeiro tour para conexões e negócios. Conheça a seguir 6 endereços de parada.

#1 Fumsoft: Afonso Pena, 4.000

A @fumsoftmg é uma instituição sem fins lucrativos e desde 1992 atua na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), Qualidade, Negócios Internacionais, Projetos de P&D e Lei de Informática e Capacitações Empresariais. Promove permanentes interlocuções junto a organismos governamentais, agentes de financiamento, universidades, centros de pesquisa e demais entidades comprometidas com o fortalecimento e expansão do setor de TI de Minas Gerais. É reconhecida como Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É uma das fundadoras do Programa MGTI, ao lado da Assespro-MG, Sucesu Minas e Sindinfor, programa pioneiro, que congrega as forças de diversos agentes públicos e privados com o objetivo de colocar Minas Gerais em posição de liderança nacional, através da integração estratégica de suas regiões socioeconômicas e de um contínuo desenvolvimento de suas competências globais.

Fumsoft
Fumsoft

#2 Casa Baanko: Afonso Pena, 2.881

A Baanko é uma organização que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para fomentar o ecossistema de Negócios de Impacto. Lançada em 2014 sob a ótica da economia colaborativa, essa REDE vem crescendo e hoje já tem mais milhares de pessoas envolvidas e mais de 300 projetos apoiados/desenvolvidos. A crença é em promover na América Latina o aumento do impacto, do desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e de investimento de impacto para as empresas que geram impactos positivos (sociais, ambientais e econômicos). A @casabaanko, na avenida Afonso Pena, 2.881, funciona como um coworking, um café-restaurante, um local para eventos de impacto, de inovação e criativos. Com funcionamento aberto ao público entre 8h e 23h, vale acompanhar a agenda de atrações e oportunidades.

Fotos: Dito Toujours
Fotos: Dito Toujours

#3 P7: Praça Sete, esquina da Afonso Pena com Rio de Janeiro

O @p7.criativo é o considerado o primeiro hub brasileiro da indústria criativa. É Uma comunidade em que empresas e pessoas da Criatividade, inovação e tecnologia podem fazer conexões, empreender, colaborar entre si e desenvolver negócios relevantes. Está abrigado no icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1953, com 25 andares divididos em 412 estações de coworking, salas privativas, museu, biblioteca digital e laboratório aberto com o núcleo do design, espaço de convivência, auditório e restaurante, que estarão disponíveis para a promoção de ações de integração entre a criatividade e a inovação. O P7, sob gestão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem o objetivo de potencializar as competências criativas em todos os segmentos da indústria mineira, estimulando conexões, novas oportunidades de negócios e a adoção de novas tecnologias. 

#4 Órbi Conecta: Antônio Carlos, 681

Atravessando a Rodoviária de Belo Horizonte, já no Bairro Lagoinha, encontra-se na Avenida Antônio Carlos, 681, considerada a extensão da Avenida Afonso Pena, está o @orbiconecta. O principal hub de inovação e empreendedorismo digital foi criado em 2017 empreendedores da comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com grandes corporações brasileiras: Banco Inter, MRV Engenharia e Localiza.  É um lugar para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporates, comunidade de empreendedores para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Conta com três pilares: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Órbi Academy. Mensalmente realiza o Órbi de Portas Abertas, uma oportunidade de encontro entre todos os integrantes do ecossistema de inovação de Beagá e interessados em conhecer essa rede. 

Órbi Conecta – Foto: Camila Rocha

#5 UFMG: Antônio Carlos, 6.627

A Universidade Federal de  Minas Gerais é uma instituição pública de ensino superior gratuito, a mais antiga de Minas Gerais. Sua fundação ocorreu em 7 de setembro de 1927, quase um século após, a instituição é liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes, em diversas áreas do conhecimento.

UFMG - Foto: FocaLisboa
UFMG – Foto: Foca Lisboa

#6 BHTec

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) é agente de desenvolvimento tecnológico e de conexões de negócios de base científica-tecnológica. Nesse contexto, desenvolve estratégias e mecanismos inovadores em prestação de serviços em gestão, networking, acesso a financiamento e abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento. 

É um ambiente com pessoas de espírito empreendedor, talento qualificado, negócios e investimentos intensivos em conhecimento e fomento de políticas públicas. O BH-TEC conta com arranjo institucional diferenciado: tem como sócios-fundadores a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). Entrada oficial pela Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770.

BHTec - Parque Tecnológico UFMG
BHTec – Parque Tecnológico UFMG

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Órbi Academy lança trilhas de educação corporativa em inovação

As primeiras trilhas de educação corporativa do Órbi Academy são: Game da Inovação, Imersão Virada ESG e Cultura de Inovação e Resultados. Podem se inscrever executivos e lideranças na área de inovação e transformação digital, além de interessados em se formar nessas áreas.  O link de inscrição é o https://orbi.co/academy/ ou enviar um e-mail para…

Leia mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina

Parceria entre Sede-MG e Fapemig, HubMG GOV destina R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público; evento aconteceu na última quinta-feira (01/02), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 500 participantes Crédito: Victor Fagundes / Sede-MG Aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para…

Leia mais