Postado por Orbi em 02/02/2023

Como ser cidadão e empreendedor digital na Estônia: Órbi Conecta sedia evento da Agência de Inovação e Negócios Estoniana

No dia 10 de fevereiro, o hub de inovação recebe representante da e-Residency, programa do governo da Estônia, para um bate-papo com empreendedores digitais. Inscrições gratuitas

As fronteiras internacionais estão cada vez menores com a transformação digital. Para brasileiros fundadores de startups, desde 2021, é possível emitir um registro de cidadão virtual na Estônia, que dá acesso a capital e parceiros estrangeiros. No dia 10 de fevereiro, o Órbi Conecta (www.orbi.co), principal hub de inovação mineiro, sediará o “Q&A sobre a Estônia”, com Taiz Coe, coordenadora de negócios e parcerias privadas e estatais da e-Residency (www.e-resident.gov.ee), programa da Agência de Inovação e Negócios Estoniana. O evento aberto ao público é presencial, começa às 18h30, com inscrição gratuita pelo site Eventbrite.

A Estônia é um país avançadíssimo em termos de digitalização de processos: 99% dos serviços governamentais são realizados integralmente online. No evento, Taiz Coe vai explicar como se tornar um e-Residente (cidadão e empreendedor digital), abrir uma startup no país e acessar R$ 9 bilhões em investimentos sem sair do Brasil. 

De acordo com o último relatório The State of European Tech publicado pela Atomico, a Estônia teve o maior número de investimentos per capta da Europa em 2022, que representaram 3,6% do PIB anual. O país também tem o maior número de unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) per capta do continente europeu.

A agente da e-Residency poderá responder às perguntas do público pela própria experiência. Taiz Coe é natural de Belo Horizonte. Entusiasta da inovação e de um mundo sem fronteiras, nos últimos 13 anos, fez parte de startups e foi executiva no setor de telecomunicações na Alemanha, na Espanha e na França. Depois de se tornar uma e-Residente da Estônia, ela se mudou novamente: desta vez para trabalhar em um dos departamentos mais importantes do governo estoniano.

“A Taiz Coe coordena as alianças de crescimento da e-Residency na Europa e na América Latina. Ser a escolha da Agência de Inovação e Negócios Estoniana para sediar a conexão com o ecossistema de Minas Gerais atesta a infuência do Órbi Conecta no fomento da inovação e do empreendedorismo digital no estado”, comenta Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, hub fundado em 2017 pelas corporações Localiza, MRV e Inter e a comunidade de startups San Pedro Valley.

Serviço

Órbi Conecta sedia e-Residency: Q&A sobre a Estônia, com Taiz Coe 

Data: 10 de fevereiro

Horário: 18h30

Endereço: Órbi Conecta. Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha, Belo Horizonte – MG | estacionamento livre

Inscrição: Eventbrite | gratuita

Informações: [email protected] (Camila Nunes, community manager)

Sobre o Órbi Conecta

É o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais. Foi fundado em 2017, em Belo Horizonte, pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com as empresas Inter, MRV e Localiza. Em 2023, a gigante global da tecnologia Zendesk se uniu ao time de mantenedores. O Órbi conecta startups, corporações e comunidades de empreendedores para impulsionar o mercado de Tecnologia e Inovação do Brasil. As principais frentes do hub são: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Órbi Academy, que desde 2021 já ofereceu mais de 160 mil bolsas de estudos em parceria com empresas de sua rede no maior programa de formação gratuita em tecnologia do país. Saiba mais em www.orbi.co.   

Sobre a e-Residency

A Estônia é o primeiro país do mundo a oferecer e-Residency, uma identidade digital emitida pelo governo, por meio da Agência de Inovação e Negócios Estoniana, e status que fornece acesso ao ambiente de negócios transparente da Estônia: uma nova nação digital para o mundo. Os empreendedores e-Residentes de todo o mundo podem iniciar uma empresa com sede na União Europeia e gerenciar os negócios de qualquer lugar, totalmente online. Saiba mais em www.e-resident.gov.ee

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

SENSEMAKING ESG: Bora atualizar o sistema?

Esta é a tese do CANVAS ESG: atualizar o sistema conhecido a partir da pergunta: Como seu modelo de negócio pode ser lucrativo e regenerativo ao mesmo tempo?

Leia mais
Comércio on-line em expansão: wBuy compra Brasil na Web e reforça presença digital

A wBuy, plataforma de e-commerce com quatro anos de atuação, dá um passo significativo para consolidar sua posição no mercado ao oficializar a aquisição estratégica da Brasil na Web (BNW), startup integrante da comunidade San Pedro Valley e do hub de inovação mineiro Órbi Conecta. Este movimento é um marco na expansão dos horizontes de…

Leia mais
“Inovação, substantivo feminino”: Órbi Conecta reúne mulheres referências em negócios, carreira e tecnologia

Principal hub de inovação de Minas Gerais, Órbi celebra o Mês das Mulheres, pautado na Agenda 2030 da ONU, pela igualdade de gênero. O evento será realizado no dia 19 de março

Leia mais
Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais