No dia 10 de fevereiro, o hub de inovação recebe representante da e-Residency, programa do governo da Estônia, para um bate-papo com empreendedores digitais. Inscrições gratuitas
As fronteiras internacionais estão cada vez menores com a transformação digital. Para brasileiros fundadores de startups, desde 2021, é possível emitir um registro de cidadão virtual na Estônia, que dá acesso a capital e parceiros estrangeiros. No dia 10 de fevereiro, o Órbi Conecta (www.orbi.co), principal hub de inovação mineiro, sediará o “Q&A sobre a Estônia”, com Taiz Coe, coordenadora de negócios e parcerias privadas e estatais da e-Residency (www.e-resident.gov.ee), programa da Agência de Inovação e Negócios Estoniana. O evento aberto ao público é presencial, começa às 18h30, com inscrição gratuita pelo site Eventbrite.
A Estônia é um país avançadíssimo em termos de digitalização de processos: 99% dos serviços governamentais são realizados integralmente online. No evento, Taiz Coe vai explicar como se tornar um e-Residente (cidadão e empreendedor digital), abrir uma startup no país e acessar R$ 9 bilhões em investimentos sem sair do Brasil.
De acordo com o último relatório The State of European Tech publicado pela Atomico, a Estônia teve o maior número de investimentos per capta da Europa em 2022, que representaram 3,6% do PIB anual. O país também tem o maior número de unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) per capta do continente europeu.
A agente da e-Residency poderá responder às perguntas do público pela própria experiência. Taiz Coe é natural de Belo Horizonte. Entusiasta da inovação e de um mundo sem fronteiras, nos últimos 13 anos, fez parte de startups e foi executiva no setor de telecomunicações na Alemanha, na Espanha e na França. Depois de se tornar uma e-Residente da Estônia, ela se mudou novamente: desta vez para trabalhar em um dos departamentos mais importantes do governo estoniano.
“A Taiz Coe coordena as alianças de crescimento da e-Residency na Europa e na América Latina. Ser a escolha da Agência de Inovação e Negócios Estoniana para sediar a conexão com o ecossistema de Minas Gerais atesta a infuência do Órbi Conecta no fomento da inovação e do empreendedorismo digital no estado”, comenta Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, hub fundado em 2017 pelas corporações Localiza, MRV e Inter e a comunidade de startups San Pedro Valley.
Serviço
Órbi Conecta sedia e-Residency: Q&A sobre a Estônia, com Taiz Coe
Data: 10 de fevereiro
Horário: 18h30
Endereço: Órbi Conecta. Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha, Belo Horizonte – MG | estacionamento livre
Inscrição: Eventbrite | gratuita
Informações: [email protected] (Camila Nunes, community manager)
Sobre o Órbi Conecta
É o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais. Foi fundado em 2017, em Belo Horizonte, pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com as empresas Inter, MRV e Localiza. Em 2023, a gigante global da tecnologia Zendesk se uniu ao time de mantenedores. O Órbi conecta startups, corporações e comunidades de empreendedores para impulsionar o mercado de Tecnologia e Inovação do Brasil. As principais frentes do hub são: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Órbi Academy, que desde 2021 já ofereceu mais de 160 mil bolsas de estudos em parceria com empresas de sua rede no maior programa de formação gratuita em tecnologia do país. Saiba mais em www.orbi.co.
Sobre a e-Residency
A Estônia é o primeiro país do mundo a oferecer e-Residency, uma identidade digital emitida pelo governo, por meio da Agência de Inovação e Negócios Estoniana, e status que fornece acesso ao ambiente de negócios transparente da Estônia: uma nova nação digital para o mundo. Os empreendedores e-Residentes de todo o mundo podem iniciar uma empresa com sede na União Europeia e gerenciar os negócios de qualquer lugar, totalmente online. Saiba mais em www.e-resident.gov.ee.