Postado por Rafa Andrade em 17/07/2023

Cultura e pessoas: os caminhos para a inovação nas matrizes econômicas do estado

Representantes de setores tradicionais no Estado como mineração, energia e mídia falaram sobre o desafio da transformação digital

Minas Summit - Foto: Guilherme Breder
Minas Summit – Foto: Guilherme Breder

Pensar em Minas Gerais é pensar em setores tradicionais, como mineração e energia, que são algumas das matrizes econômicas do estado. Mas, pensar em Minas Gerais é também trazer à memória um dos mais importantes berços de startups e de produção científica do Brasil. E será que em algum momento esses pensamentos se cruzam? As atividades tradicionais da economia mineira e a produção de inovação podem se entrelaçar de tal forma a ponto de, juntas, se tornarem as novas referências econômicas do estado?

Esse importante casamento entre matrizes econômicas e inovação protagonizada pelas startups foi tema de painel no 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e o Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH). A mediação do debate ficou por conta da coordenadora do curso ciência de dados e inteligência artificial do Ibmec, Sabrina Oliveira, que abriu a conversa com uma pergunta:Como fazer inovação e transformar problema em solução em um cenário tradicional?”. 

Sabrina Oliveira - Coordenadora do curso ciência de dados e inteligência artificial do Ibmec - Foto: Glaucimara Castro
Sabrina Oliveira – Coordenadora do curso ciência de dados e inteligência artificial do Ibmec – Foto: Glaucimara Castro

Em seguida, ela mesma trouxe duas pistas para guiar o bate-papo:  “Acho que precisamos falar de cultura, porque não adianta inovar sem mudar a cultura. Mas também de pessoas, que é o principal patrimônio de uma empresa. Se uma empresa não investe em quem está lá, a mudança não acontece”, ressaltou.

Rodrigo de Oliveira - Gerente de TI e inovação da Cemig SIM - Foto: Glaucimara Castro
Rodrigo de Oliveira – Gerente de TI e inovação da Cemig SIM – Foto: Glaucimara Castro

O gerente de TI e inovação da Cemig SIM, Rodrigo de Oliveira, concordou com Sabrina, lembrando que “mudança de cultura” foi um dos primeiros passos da companhia quando decidiu criar uma plataforma digital para democratizar o acesso à energia limpa em Minas Gerais. “Hoje qualquer pessoa com um consumo acima de R$150 consegue ter acesso a energia limpa, sem instalar placas, através de um plano de assinatura de energia, em uma jornada totalmente digital. Mas, para chegar nisso, tivemos que entrar na lógica de varejo, pensar na experiência do cliente e trabalhar uma cultura de foco no cliente”, relatou.

Para o gerente, inovar em um setor tão tradicional como o de energia não é simples, mas ele acredita que o caminho passa pelo foco na resolução de um problema. “Eu não acredito em inovação se ela não resolver um problema. E o uso dessa inovação precisa gerar valor para a sociedade”, destacou. No caso da Cemig SIM esse resultado pode ser mensurado em economia na conta de luz e também na qualidade do ar. Segundo Rodrigo, desde que foi criada em 2019, a Cemig SIM já gerou R$45 milhões em economia para os clientes e evitou a emissão de mais de 27 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

No setor de mineração em Minas Gerais, a construção de uma cultura de inovação aberta também foi essencial para abrir a conversa entre empresas tradicionais e startups. E é exatamente nessa brecha que o Mining Hub atua, conectando os problemas e as demandas do setor às soluções de startups. O diretor executivo do Mining Hub, Leandro Rossi, lembra que algumas barreiras precisaram ser quebradas para trazer a inovação para a cultura do setor mineral.

“Para a startup, fazer negócio com a grande empresa não é fácil. Algumas coisas comuns que aconteciam nessa relação eram, por exemplo: a grande empresa pedir 120 dias para iniciar os pagamentos ou fazer um contrato de 70 páginas cheio de juridiquês. Mas isso afastava os talentos porque startup não tem dinheiro e nem advogado. No Mining Hub a gente ajuda a simplificar essas relações com ações direcionadas. Por exemplo, a gente estabeleceu que a empresa tem que ter uma minuta única e padronizada de contrato para startups”, exemplificou.

Outra barreira que precisou ser quebrada é a de não cooperação por competição. Nesse ambiente de troca e inovação, as empresas foram entendendo que alguns desafios podem ser enfrentados coletivamente. “No Mining Hub o foco está principalmente nas demandas que são do setor e não apenas de uma empresa. Pense, por exemplo, em um problema como a gestão de barragens. Se estamos falando de soluções de uma questão tão complexa como essa, quem não toparia discutir soluções conjuntamente? O setor já entendeu que não adianta ter grandes conglomerados que não conversam”, disse.

Lucas Ragazzi - Jornalista investigativo da rádio Itatiaia - Foto: Glaucimara Castro
Lucas Ragazzi – Jornalista investigativo da rádio Itatiaia – Foto: Glaucimara Castro

Representando a mídia, outro setor tradicional em Minas Gerais, o jornalista investigativo da rádio Itatiaia, Lucas Ragazzi, falou sobre a importância das pessoas nesse processo de transformação digital. Ele trouxe o case da Itatiaia, que está revolucionando seu modelo de comunicação ao se aproximar do mundo digital. 

“O Mercado de comunicação não é fácil: há muita disputa de informação e o combate à desinformação. Mas estamos transformando a forma como entendemos a comunicação com a ajuda de muitas pessoas que estão juntas, que compraram o boi e se comprometeram a ajudar a Itatiaia a fazer essa revolução”, disse. 

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais. 
Fonte: www.orbi.co

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Órbi Conecta e Fumsoft: parceria para reforçar empreendedorismo digital em Minas

O Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, e a Fumsoft, primeira aceleradora do estado com mais de 30 anos de experiência, anunciam uma parceria estratégica para fortalecer o ecossistema de inovação mineiro. A união visa fomentar a colaboração entre startups, empresas e demais agentes do setor, além de promover a atração de…

Leia mais
“Condomínios do Amanhã”: evento em BH aborda inovação na gestão condominial

uCondo, o Inter e a Premium Gestão promovem evento sobre o futuro e a transformação digital dentro do universo da gestão condominial no dia 11/04 

Leia mais
Dia Mundial da Conscientização do Autismo: 86,4% nunca receberam treinamentos sobre neurodiversidade no ambiente de trabalho

Pesquisa da Consultoria Maya, em parceria com a Universidade Corporativa Korú, aponta, ainda, que 48% admitem terem um conhecimento limitado sobre neurodiversidade

Leia mais
SENSEMAKING ESG: Bora atualizar o sistema?

Esta é a tese do CANVAS ESG: atualizar o sistema conhecido a partir da pergunta: Como seu modelo de negócio pode ser lucrativo e regenerativo ao mesmo tempo?

Leia mais
Comércio on-line em expansão: wBuy compra Brasil na Web e reforça presença digital

A wBuy, plataforma de e-commerce com quatro anos de atuação, dá um passo significativo para consolidar sua posição no mercado ao oficializar a aquisição estratégica da Brasil na Web (BNW), startup integrante da comunidade San Pedro Valley e do hub de inovação mineiro Órbi Conecta. Este movimento é um marco na expansão dos horizontes de…

Leia mais
“Inovação, substantivo feminino”: Órbi Conecta reúne mulheres referências em negócios, carreira e tecnologia

Principal hub de inovação de Minas Gerais, Órbi celebra o Mês das Mulheres, pautado na Agenda 2030 da ONU, pela igualdade de gênero. O evento será realizado no dia 19 de março

Leia mais
Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Junho: Belo Horizonte recebe a BH Tech Week

Entre os dias 24 e 27 deste mês, diferentes iniciativas da capital mineira voltadas à inovação e empreendedorismo digital se juntam ao movimento #bhtechweek e realizam eventos abertos ao público Crédito: BS Fotografias A primeira edição da BH Tech Week acontece na semana compreendida entre os dias 24 e 28 de junho. O seu evento…

Leia mais
Minas Summit 2024: Órbi Conecta e FCJ Group realizam o BH Innovation Tour

Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, e FCJ Group, maior grupo de inovação aberta da América Latina, convidam ecossistema de inovação brasileiro para tour que será realizado no dia 25 de junho em Belo Horizonte O ecossistema de inovação já está se preparando para o Minas Summit 2024! O Órbi Conecta, principal hub…

Leia mais
Executiva de Valor: Roberta Vasconcellos, da Woba, nascida no SPV, é destaque na categoria Jovem Liderança

Não basta apenas talento, é preciso ter resiliência para empreender. Esse foi o caminho traçado por Roberta Vasconcellos, que hoje está à frente da Woba, startup que criou ao lado do irmão, Pedro. A empreendedora de 36 anos foi destaque na categoria Jovem Liderança da 24ª edição do prêmio “Executivo de Valor”, realizada na noite desta segunda-feira (27). A Woba,…

Leia mais