Objetivo da L&O Advogados é mitigar a burocracia e solucionar problemas antes que eles se tornem ações judiciais
Os escritórios de advocacia convencionais estão com pilhas de processos em andamento. No Brasil, cada advogado pode chegar a acompanhar até 500 ações judiciais ao mesmo tempo, média estimada pelo mercado. Em 2022, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país alcançou 80 milhões de processos em tramitação, que podem levar anos até sua resolução. Por não se identificarem com o modelo tradicional da profissão, o casal de advogados Lorena Lage e Robert Oliveira fundou a L&O Advogados (https://lageeoliveira.adv.br), escritório com foco no preventivo jurídico e jurídico estratégico de negócios inovadores, com o objetivo de mitigar a burocracia e solucionar problemas antes que eles se tornem um processo judicial.
Ao inovar, a L&O atraiu startups e outras empresas inovadoras, se tornando referência no setor, o que resultou no crescimento de 130% apenas no último ano. Criada em 2015, a L&O permitiu que Lorena e Robert unissem o direito com outras duas paixões: inovação e tecnologia. Assim, o escritório criou um ecossistema perfeito para negócios inovadores e se tornou especialista na área, o que fez com que também adotassem uma cultura organizacional própria de startups. Hoje, a L&O Advogados tem um time de advogados em modelo híbrido, trabalhando de várias partes do país, e conta com uma nova sede, a Base L&O, espaço que sequer se parece um escritório de advocacia.
A fórmula do sucesso é simples: a forma de lidar com o sistema jurídico do país precisa mudar e os fundadores encontraram o modelo ideal para isso, o que atraiu empresas que também se sentem inconformadas com a morosidade e burocracias do setor. Hoje, a L&O atende clientes no Brasil e exterior, em quase toda a América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá. Ao todo, a L&O Advogados já prestou mais de 420 consultorias para agentes do ecossistema de startups, trabalhou com mais de 1 mil empresas inovadoras, realizou mais de 800 treinamentos, workshops e palestras, completou 9,8 mil horas de assessoria jurídica e tem 60 startups com contrato de assessoria fixa ativo em segmentos variados.
O escritório entrou em 2023 com apenas duas ações judiciais em curso. No histórico da empresa, são menos de 15 ações judiciais entre todos os clientes atendidos, números que dão orgulho à equipe: “Temos clientes que estão conosco desde o início e nunca sofreram ou entraram com uma ação na justiça. Esses resultados são fruto de um trabalho preventivo jurídico que é também humanizado. Acreditamos que as relações não são entre cliente e fornecedor, mas entre pessoas, e ter essa visão é essencial para a resolução de conflitos”, comenta Lorena Lage, CEO e cofundadora da L&O Advogados.
Outro diferencial da L&O é oferecer plano de horas para que os clientes não gastem mais do que o necessário nesse setor. Com base em três pilares – mentoria, consultoria e assessoria – os serviços do escritório abrangem todo o suporte jurídico que uma empresa precisa no dia a dia, como análise de contrato, registro de patente, marca e propriedade intelectual, admissão e demissão de colaboradores, investimentos e M&A (fusões e aquisições). Junto à área Cível, Trabalhista, Digital, Propriedade Industrial, Proteção de Dados, Empresarial e Tributário, a L&O acrescenta sua expertise em negócios e tecnologia a fim de impulsionar o crescimento de seus clientes.
“Somos grandes entusiastas da inovação e tecnologia e do seu potencial de revolucionar o campo do Direito. Precisamos reconstruí-lo junto à nossa sociedade para que seja mais simples, mais acessível, mais moderno e com resultados mais rápidos”, destaca Robert Oliveira, COO e cofundador da L&O Advogados.
A tecnologia está presente diariamente na L&O Advogados não apenas por meio de seus clientes, mas pelo interesse genuíno da equipe, que acompanha as tendências e incorpora os aprendizados no dia a dia. “Somos apaixonados por inovação e entramos a fundo no universo dos nossos clientes, o que permite que sejamos estratégicos e estejamos sempre preparados nos contextos atuais dos negócios. Atualmente, tenho me aprofundado nos smart contracts, que são os contratos registrados na blockchain, e o Robert tem buscado saber mais sobre Inteligência Artificial e como ela pode impactar os negócios inovadores”, conta Lorena.
Leia mais
Um dia para aprender, se conectar e fazer negócios: Minas Summit