Postado por Rafa Andrade em 06/06/2023

Negócios inovadores fazem preventivo jurídico para evitar processos e custos

Objetivo da L&O Advogados é mitigar a burocracia e solucionar problemas antes que eles se tornem ações judiciais

Os escritórios de advocacia convencionais estão com pilhas de processos em andamento. No Brasil, cada advogado pode chegar a acompanhar até 500 ações judiciais ao mesmo tempo, média estimada pelo mercado. Em 2022, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país alcançou 80 milhões de processos em tramitação, que podem levar anos até sua resolução. Por não se identificarem com o modelo tradicional da profissão, o casal de advogados Lorena Lage e Robert Oliveira fundou a L&O Advogados (https://lageeoliveira.adv.br), escritório com foco no preventivo jurídico e jurídico estratégico de negócios inovadores, com o objetivo de mitigar a burocracia e solucionar problemas antes que eles se tornem um processo judicial. 

Ao inovar, a L&O atraiu startups e outras empresas inovadoras, se tornando referência no setor, o que resultou no crescimento de 130% apenas no último ano. Criada em 2015, a L&O permitiu que Lorena e Robert unissem o direito com outras duas paixões: inovação e tecnologia. Assim, o escritório criou um ecossistema perfeito para negócios inovadores e se tornou especialista na área, o que fez com que também adotassem uma cultura organizacional própria de startups. Hoje, a L&O Advogados tem um time de advogados em modelo híbrido, trabalhando de várias partes do país, e conta com uma nova sede, a Base L&O, espaço que sequer se parece um escritório de advocacia. 

A fórmula do sucesso é simples: a forma de lidar com o sistema jurídico do país precisa mudar e os fundadores encontraram o modelo ideal para isso, o que atraiu empresas que também se sentem inconformadas com a morosidade e burocracias do setor. Hoje, a L&O atende clientes no Brasil e exterior, em quase toda a América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá. Ao todo, a L&O Advogados já prestou mais de 420 consultorias para agentes do ecossistema de startups, trabalhou com mais de 1 mil empresas inovadoras, realizou mais de 800 treinamentos, workshops e palestras, completou 9,8 mil horas de assessoria jurídica e tem 60 startups com contrato de assessoria fixa ativo em segmentos variados.

O escritório entrou em 2023 com apenas duas ações judiciais em curso. No histórico da empresa, são menos de 15 ações judiciais entre todos os clientes atendidos, números que dão orgulho à equipe: “Temos clientes que estão conosco desde o início e nunca sofreram ou entraram com uma ação na justiça. Esses resultados são fruto de um trabalho preventivo jurídico que é também humanizado. Acreditamos que as relações não são entre cliente e fornecedor, mas entre pessoas, e ter essa visão é essencial para a resolução de conflitos”, comenta Lorena Lage, CEO e cofundadora da L&O Advogados.

Outro diferencial da L&O é oferecer plano de horas para que os clientes não gastem mais do que o necessário nesse setor. Com base em três pilares – mentoria, consultoria e assessoria – os serviços do escritório abrangem todo o suporte jurídico que uma empresa precisa no dia a dia, como análise de contrato, registro de patente, marca e propriedade intelectual, admissão e demissão de colaboradores, investimentos e M&A (fusões e aquisições). Junto à área Cível, Trabalhista, Digital, Propriedade Industrial, Proteção de Dados, Empresarial e Tributário, a L&O acrescenta sua expertise em negócios e tecnologia a fim de impulsionar o crescimento de seus clientes.

“Somos grandes entusiastas da inovação e tecnologia e do seu potencial de revolucionar o campo do Direito. Precisamos reconstruí-lo junto à nossa sociedade para que seja mais simples, mais acessível, mais moderno e com resultados mais rápidos”, destaca Robert Oliveira, COO e cofundador da L&O Advogados.

A tecnologia está presente diariamente na L&O Advogados não apenas por meio de seus clientes, mas pelo interesse genuíno da equipe, que acompanha as tendências e incorpora os aprendizados no dia a dia. “Somos apaixonados por inovação e entramos a fundo no universo dos nossos clientes, o que permite que sejamos estratégicos e estejamos sempre preparados nos contextos atuais dos negócios. Atualmente, tenho me aprofundado nos   smart contracts, que são os contratos registrados na blockchain, e o Robert tem buscado saber mais sobre Inteligência Artificial e como ela pode impactar os negócios inovadores”, conta Lorena. 

Leia mais

Um dia para aprender, se conectar e fazer negócios: Minas Summit

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Órbi Academy lança trilhas de educação corporativa em inovação

As primeiras trilhas de educação corporativa do Órbi Academy são: Game da Inovação, Imersão Virada ESG e Cultura de Inovação e Resultados. Podem se inscrever executivos e lideranças na área de inovação e transformação digital, além de interessados em se formar nessas áreas.  O link de inscrição é o https://orbi.co/academy/ ou enviar um e-mail para…

Leia mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina

Parceria entre Sede-MG e Fapemig, HubMG GOV destina R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público; evento aconteceu na última quinta-feira (01/02), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 500 participantes Crédito: Victor Fagundes / Sede-MG Aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para…

Leia mais