Postado por Orbi em 28/11/2023

Localiza&Co inaugura o LocalizaLabs em Belo Horizonte

Localiza&Co, cofundadora do Órbi Conecta, criou espaço onde pretende fomentar o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas da comunidade tech

A Localiza&Co inaugurou oficialmente o LocalizaLabs, laboratório de tecnologia e ciência de dados, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (24/11). Estiveram presentes executivos da empresa, representantes do poder público, como o Prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, lideranças de organizações sociais e executivos do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, além de parceiros como AWS (Amazon Web Services), Google, Datadog|Delfia, Alura, StackSpot Zup, Framework e Crowdstrike.

Instalado a 250m da matriz da Companhia, no bairro Cachoeirinha, o espaço está aberto para receber os profissionais de tecnologia e inovação da companhia: tanto aqueles que moram na capital, quanto os que estão de passagem. A estrutura conta com mais de 4.800m2, tem capacidade para cerca de 1000 pessoas, mais de 600 postos de trabalho e 410 assentos colaborativos. Além de ser um espaço de trabalho, o Labs também está aberto à realização de rodas de conversa, bootcamps, ações de tecnologia, eventos e iniciativas que promovam o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas da comunidade tech local. 

Com o futuro do trabalho sendo desenhado como uma jornada colaborativa de construção, respeitando a experiência dos colaboradores, as demandas da Companhia e do mercado, mais do que um espaço de trabalho, o Localiza Labs pretende oferecer uma experiência única. “Contamos com um time de cerca de 1500 colaboradores no Localiza Labs, espalhados em todo Brasil, trabalhando de forma sinérgica, com as mais novas tecnologias do mercado. O nosso novo espaço em Belo Horizonte busca criar ambientes que respirem inovação e criatividade e que promovam conexões com negócio, mobilidade, ecossistema de tecnologia e com comunidades técnicas”, destaca Petenussi.

Não é de hoje que a Localiza&Co está envolvida com o cenário tech de BH: em 2018, a companhia se uniu a outras organizações e ao San Pedro Valley para fundar o Órbi Conecta, estando à frente hoje da vertical mobilidade da instituição. O Órbi busca fomentar a inovação e o empreendedorismo e ser um ponto de encontro em BH para conectar todo este ecossistema tecnológico, disseminar conhecimento e unir grandes empresas, fundos de investimento, investidores, startups e academia, entre outros, promovendo uma rica troca e desenvolvimento. 

“Com o Localiza Labs, estamos construindo o futuro no momento presente, um complemento ao Órbi Conecta, mais uma iniciativa de fomento à inovação que a  Localiza&Co se faz presente. Acreditamos na construção de uma inteligência coletiva, onde diversas organizações trabalham juntas em um processo progressivo para resolver os desafios que enfrentamos no presente e que moldam o futuro que desejamos”, afirma a CEO do Órbi Conecta, Dany Carvalho.

Iniciativas como essas são relevantes para um mercado que caminha em grande expansão. Com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico e uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil tem um grande desafio pela frente. É o que aponta o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia”, publicado pela Brasscom. 

O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025. Porém, o cenário atual demonstra que o número de formados está abaixo da demanda e a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. São números que refletem, de acordo com a Brasscom, o crescimento acelerado do setor de TIC, e deixam evidente a urgente necessidade de que a formação profissional também seja ampliada no mesmo ritmo. 

“A tecnologia pode ser um fator de mudança para a vida das pessoas. Eu posso ver essa transformação acontecendo sempre que a Localiza contrata os jovens do Programadores do Amanhã, depois de formados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e amadurecimento desses profissionais. Quero destacar que alguns desses jovens são das comunidades locais próximas ao Labs, então isso demonstra o cuidado genuíno da Companhia em gerar impacto positivo para essas regiões”, discursou Cléber Guedes, CEO do Programadores do Amanhã.

Para Alberto Zafani, Head Brazil de Google Workspace, o LocalizaLabs proporciona uma estrutura física importante para estimular um rico encontro de experiências de profissionais: “A pandemia transformou a maneira de trabalharmos. Um espaço como esse é uma forma de conexão e, a meu ver, nada substitui o físico, a conexão humana, de olho no olho, então aproveitem esse espaço”, reforçou.

“Com o Labs queremos, cada vez mais, oportunizar esses momentos de reflexão e fomentar a formação com foco em transformar a vidas das pessoas. Os nossos parceiros têm um papel fundamental nesse movimento de viabilizar a capacitação por meio da tecnologia”, finaliza Petenussi.

Fonte: Órbi Conecta

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Órbi Academy lança trilhas de educação corporativa em inovação

As primeiras trilhas de educação corporativa do Órbi Academy são: Game da Inovação, Imersão Virada ESG e Cultura de Inovação e Resultados. Podem se inscrever executivos e lideranças na área de inovação e transformação digital, além de interessados em se formar nessas áreas.  O link de inscrição é o https://orbi.co/academy/ ou enviar um e-mail para…

Leia mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina

Parceria entre Sede-MG e Fapemig, HubMG GOV destina R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público; evento aconteceu na última quinta-feira (01/02), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 500 participantes Crédito: Victor Fagundes / Sede-MG Aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para…

Leia mais