Postado por Rafa Andrade em 19/05/2023

Na Provence Partners, um cheque de R$ 33 milhões para “ouvir” a voz do cliente”

Provence Partners lidera rodada na Track.co, dona de uma plataforma de gerenciamento de experiência do cliente que ajuda empresas a fazer pesquisas online para ter insights e feedbacks dos consumidores

A Provence Partners está liderando uma rodada de R$ 33 milhões na mineira Track.co, dona de uma plataforma de gerenciamento de experiência do cliente (CXM), fundada em 2012 por Tomás Duarte, Luiz Fernando Martins Carvalho e José Luiz Ferraz Choucaira.

A rodada, a primeira captação institucional que a Track.co levanta, contou também com a participação da Green Rock, family office da família fundadora do Salomão Zoppi, e da TM3 Capital, a gestora de Marcel Malczewski, que fundou a Bematech, comprada pela Totvs, em 2015.

A rodada veio para mirar a nossa expansão comercial e o desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Duarte, ao NeoFeed. “Queremos avançar também em verticais, como franquias, saúde, seguros e o segmento financeiro.”

A Track.co surgiu depois de Duarte se deparar com um estudo do Sebrae em conjunto com a IBM que mostrava que quase 70% das empresas do Brasil não se preocupavam com o pós-venda.

Com base nisso, ele começou a desenvolver uma tecnologia para que as empresas pudessem ouvir a “voz” do cliente através de insights e feedbacks de forma instantânea e, assim, corrigir os problemas em pleno voo.

O monitoramento é feito em tempo real através de WhatsApp, sites, aplicativos, e-mail e QR codes. “Pesquisamos mais de 130 milhões de consumidores anualmente”, afirma Duarte. “Geramos um volume de dados muito relevante para as empresas.”

Nesses mais de 10 anos, a Track.co conseguiu conquistar clientes como Banco Inter, Allianz Seguros, Natura, PagSeguro, EspaçoLaser, QuintoAndar, Algar Telecom, Brastemp, Rede D’Or e Hospital Albert Einstein. No total, são mais de 600 marcas que usam a plataforma da empresa.

O modelo de negócio envolve contratos anuais, mas que variam em razão do volume de monitoramento que a companhia que contrata o serviço, no modelo de SaaS (software as service), executa. Quanto maior o volume, menor o custo unitário.

O fato de ser uma companhia “bootstrap”, termo que designa uma empresa que caminhou com as próprias pernas sem a necessidade de capital de investidores até agora, foi algo muito valorizado pela Provence Partners na hora de assinar o cheque.

“No cenário atual, ser eficiente em alocação de capital, com um time sênior e enxuto é muito relevante”, afirma Igor Brito, managing partner da Provence Partners, que já investiu em Adventures, Agrolend e Rock Content.

A Provence Partners surgiu de um single family office, que evoluiu para um club deal e, por fim, a partir de 2020, para uma gestora, que reúne o capital de 20 famílias do setor de saúde, varejo, mercado financeiro e indústria, que se uniram para fazer investimentos em venture capital de forma estruturada os nomes das famílias não são revelados.

Mas, ao contrário de uma gestora de venture capital, a Provence Partners não conta com um fundo tradicional, com prazo para investir ou para deixar os investimentos. Todo ano, no entanto, as famílias fazem um commitment de investimento.

Desde que foi criada, a Provence Partners já investiu US$ 50 milhões em 18 negócios. Neste ano, deve chegar a 20 aportes. Os cheques variam de US$ 3 milhões a US$ 7 milhões e em não mais do que cinco empresas por ano. O alvo são startups de SaaS, serviços financeiros, consumo, marketing, varejo e saúde.

“Gostamos de investir em boas empresas e não temos prazo para sair”, afirma Brito. “Ficamos até quando podemos agregar.”

Em relação à Track.co, a Provence Partners, além de seguir a estratégia tradicional de um venture capital de investir em bons empreendedores e em um mercado grande, olhou os comparáveis internacionais.

Um caso é Qualtrics, que era da alemã SAP, e foi comprada pelo fundo Silver Lake e pelo Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments) por US$ 7,7 bilhões, em março deste ano. Outro exemplo é a americana Medallia, adquirida pela gestora de investimentos Thoma Bravo por US$ 6,4 bilhões em 2021.

Essas empresas, assim como a Track.co, brigam por um mercado global que atingiu US$ 11,4 bilhões em 2022, de acordo com a consultoria americana Fortune Business Insight. Em 2029, a estimativa é que atinja US$ 32,5 bilhões em 2029, crescendo a uma média anual de 16,2% de 2022 a 2029.

Fonte: NeoFeed

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

SENSEMAKING ESG: Bora atualizar o sistema?

Esta é a tese do CANVAS ESG: atualizar o sistema conhecido a partir da pergunta: Como seu modelo de negócio pode ser lucrativo e regenerativo ao mesmo tempo?

Leia mais
Comércio on-line em expansão: wBuy compra Brasil na Web e reforça presença digital

A wBuy, plataforma de e-commerce com quatro anos de atuação, dá um passo significativo para consolidar sua posição no mercado ao oficializar a aquisição estratégica da Brasil na Web (BNW), startup integrante da comunidade San Pedro Valley e do hub de inovação mineiro Órbi Conecta. Este movimento é um marco na expansão dos horizontes de…

Leia mais
“Inovação, substantivo feminino”: Órbi Conecta reúne mulheres referências em negócios, carreira e tecnologia

Principal hub de inovação de Minas Gerais, Órbi celebra o Mês das Mulheres, pautado na Agenda 2030 da ONU, pela igualdade de gênero. O evento será realizado no dia 19 de março

Leia mais
Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais