Postado por Rafa Andrade em 28/07/2023

Nivio Ziviani: a mente por trás da primeira empresa brasileira vendida para o Google 

Professor da UFMG conta como criou startups que atraíram investimento e geraram centenas de empregos no Brasil

Nivio Ziviani - Professor emérito da UFMG -  Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Nivio Ziviani – Professor emérito da UFMG – Foto: Glaucimara Castro

Conhecido no setor da tecnologia por ter vendido uma empresa para o Google, o professor emérito da UFMG, Nivio Ziviani, é uma das figuras mais emblemáticas da inovação em Minas Gerais. E não apenas por ser um gênio da ciência da computação, mas principalmente por ter investido sua vida em uma missão: gerar riqueza para Minas Gerais e para o Brasil. É sobre isso que ele fala com orgulho quando conta a história das startups que criou e como continua com afinco trabalhando pela produção de conhecimento científico e pela transformação dele em inovação prática.

Convidado a palestrar no 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e o Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH), o professor iniciou sua participação com uma pergunta: “Por que é importante mobilizar conhecimento na universidade?”. A resposta veio em seguida: “para a geração de riqueza”. Ele citou grandes universidades no exterior, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que geram receita na casa dos trilhões de dólares por meio de suas startups. Também lembrou que a produção científica atrelada à geração de negócios abre as portas para investidores no mundo todo.

Foi assim com a Akwan Information Technologies, a empresa criada por Nivio e pelo professor Berthier Ribeiro-Neto, também da UFMG, que foi comprada pelo Google em 2005. “Entramos no radar do Google porque a gente participava dos mesmos eventos científicos. Na época, o Google tinha acabado de fazer sua IPO e queria se estabelecer na América Latina. A compra da Akwan foi a segunda aquisição do Google fora dos EUA”, relatou.

A empresa criada pelos professores da UFMG atraiu não apenas o capital do Google naquela transação de compra e venda, mas também um centro de pesquisa e desenvolvimento, que hoje fica em Belo Horizonte, além de centenas de dólares em projetos e pesquisas.

Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Minas Summit 2023 – Foto: Glaucimara Castro

Mas essa não foi a única vez que o professor estava envolvido em um projeto que gerou riqueza para o Brasil. Antes da Akwan, ele já tinha criado a Miner, uma empresa de metabusca que nasceu a partir da ideia de um dos seus alunos, Victor Ribeiro, de desenvolver um robô que coletava dados de interesse na internet. 

A empresa criou um mecanismo de metabusca e foi vendida para o grupo UOL, que também empregou muitos talentos mineiros em sua empresa de tecnologia. “O UOL chegou a ser chamado de República do Pão de Queijo por causa dos talentos que vieram da UFMG. Duas pessoas que saíram daqui foram responsáveis por criar o PagSeguro, uma empresa de grande valor hoje”, exemplifica.

Nivio ainda falou sobre outras duas empresas que ajudou a criar: a Neemu, que desenvolvia tecnologia para e-commerce e que foi vendida para a Linx, e a Kunumi, que foi criada em 2016 e atua com inteligência artificial aplicada aos negócios. Entre os produtos recentes da Kunumi estão uma tecnologia que consegue fazer diagnóstico de escala de dor em fetos e um modelo de UTI inteligente, que consegue antecipar o risco de mortalidade quando um paciente entra no hospital. Esse modelo foi, inclusive, doado para a Santa Casa em Belo Horizonte.

Nivio lembrou ainda que toda essa geração de riqueza por meio de startups depende de uma equipe de talentos altamente qualificados e de alta performance. E, por isso, o fomento à produção de conhecimento na universidade é tão importante. “Ainda perdemos muitos talentos que se formam aqui, mas vão gerar riqueza lá fora. Precisamos reter esses talentos e a universidade precisa retornar para sociedade o investimento recebido”, lembrou.

Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Minas Summit 2023 – Foto: Glaucimara Castro

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais. 
Fonte: www.orbi.co

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Órbi Academy lança trilhas de educação corporativa em inovação

As primeiras trilhas de educação corporativa do Órbi Academy são: Game da Inovação, Imersão Virada ESG e Cultura de Inovação e Resultados. Podem se inscrever executivos e lideranças na área de inovação e transformação digital, além de interessados em se formar nessas áreas.  O link de inscrição é o https://orbi.co/academy/ ou enviar um e-mail para…

Leia mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina

Parceria entre Sede-MG e Fapemig, HubMG GOV destina R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público; evento aconteceu na última quinta-feira (01/02), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 500 participantes Crédito: Victor Fagundes / Sede-MG Aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para…

Leia mais