Postado por Rafa Andrade em 12/07/2023

Propósito é o que move mineiros que lutam pelo fomento da inovação no estado

Painel reuniu agentes que são referências no fomento do ecossistema de inovação em Minas Gerais

Quem acompanha a cena da inovação no Brasil sabe que Minas Gerais tem um lugar de destaque nesse movimento e se consolidou, nos últimos anos, como um berço de startups do país. Mas, por trás dos cases brilhantes estão algumas centenas de mineiros que lutam diariamente pelo fomento da inovação no estado. Alguns deles participaram de um bate-papo leve e inspirador, durante o 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e o Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH). 

O painel contou com a participação do diretor técnico na Neo Ventures, Vinicius Roman; da sócia da Fisher, Amanda Graciano; da executiva de negócios e parcerias na Fundep, Janayna Bhering; e do especialista em transformação digital no Órbi, Leandro Libério. Embora tenham histórias e bagagens muito diferentes, todos falaram sobre inovação a partir de uma mesma premissa: o impacto positivo da sociedade.

Foto: Glaucimara Castro
Painel Minas Summit – Da esquerda para a direita: Leandro Libério Especialista em transformação digital no Órbi, Janayna BheringExecutiva de negócios e parcerias na Fundep, Amanda Graciano – Sócia da Fisher e Vinicius Roman – Diretor técnico na Neo VenturesFoto: Glaucimara Castro

Janayna Bhering, por exemplo, contou sua própria história e como o desejo de deixar o mundo melhor a levou ao trabalho com inovação. “Quando comecei a trabalhar na indústria eu também fazia mestrado e percebia como esses dois mundos do mercado e da academia não se comunicavam. Hoje, acredito que realizo esse desejo de deixar o mundo melhor ao levar a ciência para o mercado”, diz.

Janayna  Bhering - Foto: Glaucimara Castro
Janayna Bhering – Foto: Glaucimara Castro

Com esse objetivo, Janayna trabalhou em diferentes esforços,  como a criação de uma startup de biotecnologia que desenvolveu o primeiro teste com tecnologia 100% nacional para detectar Covid, mas também projetos de políticas públicas para desenvolvimento de cadeias produtivas tradicionais. “Inovação tem que gerar valor para a vida das pessoas e não só nota fiscal emitida. O futuro do planeta está aqui e no momento que a gente focar em resolver problemas reais certamente a gente vai conseguir fazer a diferença”, frisou.

Ao contar sobre seus primeiros contatos com o ecossistema de inovação, Vinícius também falou desse despertar para a inovação que gera transformação social. “Eu trabalhava com transferência de patente na UFMG. Nessa época vi quanto conhecimento havia dentro da instituição de pesquisa, mas também como era desafiador transformar isso em tecnologia para impactar a vida das pessoas. Esse movimento não é fácil porque depende de atores articulados para fazer isso acontecer”, contou.

E foi justamente nessa brecha que Vinícius se colocou, lançando junto com outros sócios a primeira aceleradora privada de startups em Minas Gerais, a Techmall. Mais tarde a aceleradora acabou encerrando suas atividades, mas ainda hoje Vinicius trabalha conectando startups a desafios reais dentro das empresas. 

Amanda Graciano - Foto: Glaucimara Castro
Amanda Graciano – Foto: Glaucimara Castro

Para Amanda, esse impacto positivo que é o “porquê” da inovação é o mais importante quando uma empresa decide iniciar um projeto. “Hoje eu estou à frente da Fisher que é uma venture builder que cofunda negócios, inclusive dentro das grandes corporações. E, no nosso trabalho, vemos que não importa o que a empresa decide fazer para inovar, se é produto, se é startup, se é app. O formato tanto faz, desde que ela entenda o porquê”, destacou.

Leandro Libério - FOto: Camila Rocha
Leandro Libério – Foto: Camila Rocha

Leandro também comentou a importância de os negócios inovarem a partir de um propósito que vá além de ganhar dinheiro. Nesse sentido ele lembrou a necessidade da cooperação, que é uma das bases do ecossistema de inovação. “A ideia aqui é a de coopetição, ou seja, cooperar mesmo com os meus competidores. Nesse sentido, falamos de propósito, mantendo a perspectiva de eficiência operacional”, disse.

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais. 
Fonte: www.orbi.co

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais
Órbi Academy lança trilhas de educação corporativa em inovação

As primeiras trilhas de educação corporativa do Órbi Academy são: Game da Inovação, Imersão Virada ESG e Cultura de Inovação e Resultados. Podem se inscrever executivos e lideranças na área de inovação e transformação digital, além de interessados em se formar nessas áreas.  O link de inscrição é o https://orbi.co/academy/ ou enviar um e-mail para…

Leia mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina

Parceria entre Sede-MG e Fapemig, HubMG GOV destina R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público; evento aconteceu na última quinta-feira (01/02), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 500 participantes Crédito: Victor Fagundes / Sede-MG Aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para…

Leia mais