Postado por Rafa Andrade em 28/07/2023

Uma jornada de recomeços: a história da Hekima, da ideia à venda para o Ifood

Rachel Horta conta como se uniu a um grupo de “meninos” que estudavam Ciência da Computação na UFMG e criou uma das maiores startups de IA do Brasil

Rachel Horta - Como fundadora e CEO da Maisha - Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Rachel Horta – Como fundadora e CEO da Maisha – Foto: Glaucimara Castro

Publicitária por formação, Rachel Horta é um ponto fora da curva. Mulher, mãe e originalmente vinda das ciências humanas, ela nunca precisou escrever uma linha de código, mas foi a cabeça por trás de uma das mais importantes startups de inteligência artificial do Brasil, a Hekima. Hoje, a empresa não existe mais porque, depois de se consolidar no mercado com grandes clientes, foi vendida, em 2020, para o Ifood.

Essa história foi contada pela própria Rachel no palco do 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e o Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH). Mas, mais do que falar sobre a Hekima, Rachel falou sobre sua própria jornada que, segundo a empreendedora, é marcada por muitas “mortes”, uma vez que ela precisou recomeçar muitas vezes.

O empreendedorismo encontrou Rachel muito cedo, logo quando ela tinha acabado de se formar em publicidade e criado uma empresa chamada Mapa Digital, que fazia consultoria e pesquisa em ambientes digitais. Em determinado momento, o negócio começou a demandar uma plataforma de monitoramento de mídias digitais para avançar em sua operação. Foi quando Rachel se conectou Ivan Moura, professor da UFMG e um dos fundadores da Akwan, que atuava na área de busca e foi vendida em 2005 para o Google.

“O Ivan conhecia um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação da UFMG e nos conectou. Um detalhe: eles eram tão novos que a gente teve que chamar os pais deles para conversar sobre questão societária, até porque na época ninguém entendia desse ecossistema”, contou. E foi assim que eles criaram o Zap Monitor, a primeira plataforma de monitoramento de mídias digitais desenvolvida com tecnologia 100% proprietária no Brasil.

Rachel Horta - Como fundadora e CEO da Maisha - Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Rachel Horta – Como fundadora e CEO da Maisha – Minas Summit 2023 – Foto: Glaucimara Castro

“Era maravilhoso, mas muito difícil ao mesmo tempo porque a gente coletava um volume grande de dados e podíamos fazer todas as perguntas que os clientes nunca imaginariam que pudessem, mas a gente estava muito à frente do mercado. A gente tinha uma Ferrari para um mercado que pagava por um Fiat Uno, ninguém tinha essa visão de que o mundo seria inundado por dados”, relatou.

Rachel conta que algum tempo depois que a Zap Monitor já caminhava sozinha como empresa, ela resolveu se ausentar da direção e se dedicar a um outro projeto de empreendedorismo familiar. Mas logo ela voltaria, e isso aconteceu quando a Zap Monitor recebeu um aporte de um investidor que pediu seu retorno à operação. “Voltei para ganhar menos e trabalhar mais, mas era um projeto meu e eu queria voltar. A questão é que nessa época o mercado já tinha mudado e tivemos que reestruturar a ferramenta para esse novo momento. Jogamos tudo no chão e começamos de novo”, disse.

Nesse processo de reinvenção, a empresa teve uma grande oportunidade de mapear o comportamento das pessoas nas redes, no momento em que o Brasil passava pelas manifestações políticas, em 2013. A startup foi convidada a fazer um monitoramento do comportamento dos usuários e trazer interpretações. Para isso, contou não apenas com sua ferramenta, mas também com um time de cientistas políticos, matemáticos e estatísticos. No ano seguinte a empresa foi novamente contratada para fazer o monitoramento das redes para a Copa do Mundo e para as eleições presidenciais de 2014. 

“Estávamos a todo vapor quando me dei conta que a gente morreria como empresa. Olhei para um futuro próximo e, por mais que eu soubesse que seria um futuro de dados, também sabia que não podíamos ter um negócio pautado em dados de terceiros. E não deu outra, pouco tempo depois as redes sociais começaram a fechar seus dados e vender”, disse.

A visão de Rachel levou os sócios a repensarem o negócio mais uma vez. Ela diz que foi como outra “morte”, uma vez que eles teriam que readaptar o modelo de negócios. “Entendemos rápido que, apesar de ter que começar de novo, a gente tinha a tecnologia em mãos. É como se a gente tivesse uma mala com todas as ferramentas necessárias para construir qualquer solução de IA. E foi ali que nasceu a Hekima, uma empresa que oferecia soluções a partir de dados para resolver problemas de negócio”, afirmou.

A empreendedora conta que, mais uma vez, a empresa estava à frente do seu tempo e foi necessário fazer uma educação do mercado para que os clientes entendessem como aplicar a tecnologia aos seus negócios. Mas logo a empresa cresceu e despertou muitos interesses, inclusive da Ifood, que oficializou a compra da Hekima em 2020. 

Hoje, Rachel atua como conselheira de empresas e criou a Maisha, uma plataforma de desenvolvimento de negócios e investimento-anjo em startups de ciência e tecnologia. Ao olhar para trás, Rachel enxerga uma jornada de muitos recomeços, mas também de muita resiliência, paciência, persistência e insistência. 

“Precisamos de coragem para seguir em frente porque a gente nunca vai saber o que vai acontecer e vamos errar muito. Mas a Hekima só existiu porque eu vivenciei uma série de outras coisas, vivi histórias completamente diferentes até chegar onde cheguei. Acho que precisamos nos permitir morrer algumas vezes porque é aí que a gente se reinventa e sai muito melhor do outro lado”, concluiu.

Minas Summit 2023 - Foto: Glaucimara Castro
Minas Summit 2023 – Foto: Glaucimara Castro

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais. 
Fonte: www.orbi.co

Deixe seu comentário

Mais conteúdo para você

O impacto do dinheiro digital no Brasil: uma revolução em andamento

O dinheiro digital veio para ficar: entenda o que os bancos digitais e tradicionais esperam das moedas digitais Paola Carvalho (mediadora), Murilo Guimarães (Inter), Danilo Herculano (BMG) e Pedro Saliba (Banco do Brasil) no palco do Minas Summit 2024. Foto: Camila Rocha Se você ainda anda com dinheiro físico no bolso, saiba que é um…

Leia mais
A revolução da IA no cotidiano: de palavras a ações

Como empoderar e não substituir o ser humano na era da inteligência artificial Alexandre Oliveira, “digital natives” do Google Cloud, no palco do Minas Summit. Foto: Camila Rocha A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, mudando a forma como trabalhamos, nos comunicamos e até mesmo nos divertimos. Se…

Leia mais
Novo parceiro Órbi Conecta, Coffeelook ensina como a bebida pode gerar conexões estratégicas e promover networking

Marca de café especiais vai promover experiência de consumo, curadoria e oportunidades de formação no hub Renato Falci, CEO do Coffeelook. Foto: Divulgação O Coffeelook é o mais novo parceiro do Órbi Conecta (orbi.co), um dos mais relevantes hubs de inovação do Brasil. A marca é um projeto dedicado à cultura do café especial que,…

Leia mais
Edição de agosto do Órbi de Portas Abertas destaca nova parceria e aprendizados do Hacktown

Próxima edição do evento será no dia 22 de agosto, das 10h30 às 19h, no Órbi Conecta. As inscrições, gratuitas, já estão abertas No dia 22 de agosto, das 10h30 às 19h, o Órbi Conecta, um dos hubs de inovação mais relevantes do Brasil, reúne empreendedores, startups, grandes empresas, universidades, investidores e parceiros do ecossistema…

Leia mais
Skank, empreendedorismo e inovação: a multipotencialidade de Henrique Portugal

Pensar fora da caixa e ter várias habilidades pode ser o caminho para o empreendedorismo inovador O músico e empreendedor Henrique Portugal, no palco do Minas Summit. Foto: Camila Rocha Na era da especialização, em que a carreira de cada um parece ser traçada em linha reta desde o início, surge um termo que desafia…

Leia mais
Minas Gerais: palco de grandes sucessos da inovação

Daniel Costa (Blip), Hudson Miranda (FABns), Pedro Vasconcelos (Woba) e Fabiano Carrijo (Psicologia Viva) são empreendedores com trajetórias inspiradoras Daniel Costa (Blip), no palco do Minas Summit 2024. Foto: BSFotografias Minas Gerais é um celeiro de grandes sucessos empresariais, incluindo de startups, como são chamadas as empresas de base tecnológica com alto potencial de escalar…

Leia mais
Inovação e resiliência: histórias de sucesso de Monica Hauck e Rodrigo Cartacho

Como dois fundadores de startups transformaram desafios em sucessos empresariais Rodrigo Cartacho (Sympla), Paola Carvalho (jornalista mediadora), Mônica Hauck (Sólides). Foto: Camila Rocha/Estático Zero Quem é empreendedor sabe que nem tudo é um mar de rosas, muito pelo contrário. Empreender é um estado de resiliência constante e os desafios do dia a dia, a falta…

Leia mais
Algar e Gasmig: duas empresas que inovam e alavancam o desenvolvimento de Minas 

Rodrigo Pazzini (Gasmig), Edilene Lopes (jornalista mediadora) e Zaima Milazzo (Algar Telecom) no Minas Summit 2024. Foto: Camila Rocha/Estático Zero Minas Gerais possui uma matriz econômica diversificada com muitas possibilidades para a expansão por meio da inovação, como as áreas de serviços, produtos, indústria, agropecuária e mineração. Esse tema foi discutido durante o evento Minas…

Leia mais
CTO da Localiza&Co destaca estratégias de inovação no Minas Summit 2024

“Pessoas e cultura são ferramentas fundamentais para um processo de transformação digital eficiente”, reforçou André Petenussi André Petenussi, CTO da Localiza&Co no Minas Summit 2024 Belo Horizonte, junho de 2024 – André Petenussi, CTO da Localiza&Co, marcou presença na 2ª edição do Minas Summit, o maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais, que espera…

Leia mais
União para potencializar Minas como um epicentro da inovação brasileira

Bruno Araújo (Governo de Minas), Dany Carvalho (Órbi Conecta), Giovanna Orsi (ArcelorMittal) e André Petenusi (Localiza&CO), no Minas Summit 2024. Foto: Camila Rocha/Estático Zero Minas Gerais está consolidando sua posição como líder nacional em inovação, impulsionado por um ecossistema robusto que combina tradição industrial com iniciativas de ponta em tecnologia. Durante a 2ª edição do…

Leia mais
ConnectMix, Meliva.ai e Fuga Pras Colinas são campeãs do Startup Race 2024

Empresas ganhadoras do Startup Race 2024 foram anunciadas no Minas Summit, na quarta-feira (26) Entre 12 finalistas, três startups se destacaram e foram vencedoras do Startup Race 2024, realizado nesta quarta-feira (26), durante o Minas Summit, em Belo Horizonte, MG. O primeiro lugar foi conquistado pela ConnectMix, garantindo sua participação na final do Atlantic Awards…

Leia mais
Transformando ideias em realidade: o nascimento do Google em Belo Horizonte

Berthier Ribeiro Neto conta um pouco da sua trajetória empreendedora e destaca pontos importantes para quem quer seguir esse caminho. Berthier Ribeiro Neto, no palco da 2ª edição do Minas Summit, no Minascentro, em Belo Horizonte. Foto: Camila Rocha/Estático Zero A jornada empreendedora no setor de tecnologia é repleta de desafios e momentos decisivos. A…

Leia mais
2ª edição do Minas Summit reúne quase 10 mil pessoas em dois dias e tem expectativa de movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios

Em dois dias de evento, Minas Summit contou com mais de 1.500 startups, 300 painelistas, 80 horas de conteúdo e representantes de todo o país, além de comitivas internacionais Crédito: BS Fotografia A última semana de junho foi um marco para o mercado de tecnologia e inovação em Minas Gerais com a BH Tech Week.…

Leia mais
Órbi Conecta e Fumsoft: parceria para reforçar empreendedorismo digital em Minas

O Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, e a Fumsoft, primeira aceleradora do estado com mais de 30 anos de experiência, anunciam uma parceria estratégica para fortalecer o ecossistema de inovação mineiro. A união visa fomentar a colaboração entre startups, empresas e demais agentes do setor, além de promover a atração de…

Leia mais
“Condomínios do Amanhã”: evento em BH aborda inovação na gestão condominial

uCondo, o Inter e a Premium Gestão promovem evento sobre o futuro e a transformação digital dentro do universo da gestão condominial no dia 11/04 

Leia mais
Dia Mundial da Conscientização do Autismo: 86,4% nunca receberam treinamentos sobre neurodiversidade no ambiente de trabalho

Pesquisa da Consultoria Maya, em parceria com a Universidade Corporativa Korú, aponta, ainda, que 48% admitem terem um conhecimento limitado sobre neurodiversidade

Leia mais
SENSEMAKING ESG: Bora atualizar o sistema?

Esta é a tese do CANVAS ESG: atualizar o sistema conhecido a partir da pergunta: Como seu modelo de negócio pode ser lucrativo e regenerativo ao mesmo tempo?

Leia mais
Comércio on-line em expansão: wBuy compra Brasil na Web e reforça presença digital

A wBuy, plataforma de e-commerce com quatro anos de atuação, dá um passo significativo para consolidar sua posição no mercado ao oficializar a aquisição estratégica da Brasil na Web (BNW), startup integrante da comunidade San Pedro Valley e do hub de inovação mineiro Órbi Conecta. Este movimento é um marco na expansão dos horizontes de…

Leia mais
“Inovação, substantivo feminino”: Órbi Conecta reúne mulheres referências em negócios, carreira e tecnologia

Principal hub de inovação de Minas Gerais, Órbi celebra o Mês das Mulheres, pautado na Agenda 2030 da ONU, pela igualdade de gênero. O evento será realizado no dia 19 de março

Leia mais
Orbitar reúne referências em inovação neste mês em Belo Horizonte

Maria Fernanda Menin, Erlana Castro, Paulo Emediato, Tomás Duarte, João Duarte e Dany Carvalho estão entre os palestrantes que falarão sobre tecnologia, cultura e visão estratégica Rafael Menin, CEO da MRV&Co, na 3ª edição do Orbitar, realizada em 2018, na Rede MarterDei de Saúde Promovido anualmente pelo Órbi Conecta, o Orbitar já se consolidou como…

Leia mais
Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimiza o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução. A ferramenta será lançada no próximo dia 18/10, durante o Maestria Law Day, no Órbi Conecta, em evento aberto à comunidade jurídica Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais…

Leia mais
3ª Maratona de Inovação discute ESG, futuro e inovação

Evento presencial, promovido pela ArcelorMittal, acontece amanhã (04/10), no Palácio das Artes e contará com palestras e painéis de nomes como Rick Chester, José Felipe Carneiro, Denise Hills, Kdu dos Anjos e Bruno Stefani  2ª Maratona de Inovação, realizada em 2022, em Belo Horizonte A ArcelorMittal – líder em aços no Brasil – promove a…

Leia mais
Mês da Inovação: eventos gratuitos acontecem em BH e todo o Brasil em outubro

Troposlab e Órbi Conecta realizam, no próximo 5 de outubro, painéis e palestras abordando temas como intraempreendedorismo e Inteligência Artificial em Belo Horizonte A consultoria Troposlab, em correalização com o Órbi Conecta, anuncia a terceira edição do Mês da Inovação, uma forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro em…

Leia mais